domingo, 27 de março de 2011

A SAGA DO TAVARES

Na verdade eu, um cidadão anónimo, não tenho nada com a vida dos outros, ou não devo, porque cada um é livre de desenvolver a sua vida pessoal, profissional e social conforme entende e para isso é que existe uma Constituição, com muitos e variados artigos que regulam a liberdade de expressão e pensamento... tudo isso é verdade, mas o senhor Tavares está a entrar numa fase muito atribulada, disso não tenho dúvidas.

Desde que começou a escrever livros e a vendê-los como pãezinhos de leite, o homem parece que tem o rei na barriga e vai daí bate em tudo o que mexe, ele são os malandros dos profesores que ganham demais e não fazem nada, são agora os "homens da luta" que são, na sua boca, ordinários porque além de não saberem cantar e quererem fazer "revoluções" com megafones, ainda se dão ao luxo de responder ao escriba, o que de certo modo me lembra o pai Tavares, no Largo do Carmo a tentar controlar a revolução no dia 25 de Abril com igual megafone e que um dia chegou a ministro.

Descontando o alegado plágio encontrado numa das suas obras, os royalties ganhos à custa das obras literárias da mãezinha, que se estivesse viva talvez lhe dissesse que o menino não foi educado para dizer mal de quem lhe ensinou a escrever, as opiniões televisivas que lhe rendem bem mais que o tal vencimento chorudo dos professores, vem agora escrever a enorme possibilidade de os alemães não nos emprestarem dinheiro porque "os homens da luta" vão fazer que cantam lá na Alemanha, vestidos indecentemente e com megafone na mão, quase diríamos, com as calças na mão.

Quando comecei a trabalhar, a malta ganhava mal mas o Estado dava lucro, comprava-se ouro e sustentavam-se cem mil militares na guerra, com aquele material militar todo a gastar dinheiro e agora a malta continua a ganhar mal, com a enorme desvantagem de o Estado estar falido e já não haver guerra a dar despesa... afinal quem é que levou isto à falência? foram os professores e os "homens da luta", está mais que visto.

Os Tavares, os Pachecos Pereira, o Ângelo dos pregos, o Judice dos pareceres, o Barroso do MRPP, a ministra Maria de Lurdes do PCP-ML, o Sampaio do MES, o Sócrates da licenciatura, o Vara do BCP, o Dias do BPN, o Teixeira Pinto da reforma de milhões aos 48 anos de idade, que casou a filha e teve como convidados o Passos Coelho, o Eanes e o Cavaco, e se esqueceu de me convidar, esses todos que mamaram da têta da vaca, como dizia o Solnado, durante toda a democracia não tiveram culpa nenhuma do estado a que isto chegou, não, os culpados são esses malandros que não querem fazer nada e recebem 485,00€ por mês.

E agora, como vai ser com o FMI que preocupa tanto a classe dirigente? eu não sei, mas pior não deve ser para quem já não tem nada e nunca teve nada, até porque eu já trabalhava quando eles cá vieram da outra vez e não morri nem passei fome, mas talvez até seja bom para acabar com certas mordomias desses todos que acabei de referir e dos filhos e netos metidos na máquina partidária para sacar até mais não.

Voltando ao agora entrevistador Tavares, acabei de saber que foi enviado ao Brasil para fazer uma entrevista à Presidente da República Dilma Roussef, estranhando que tivessem sido deslocados meios e realizadas viagens, gastando-se uns bons milhares de euros, para fazer uma entrevista que podia ser feita em Portugal, uma vez que a senhora vem cá fazer uma visita e até poderia ficar mais familiarizada com o que se passa por cá, sem incorrer na resposta que me fez sorrir "Sócrates foi demitido? se não for ele, falarei com o que lá estiver...".

Acho que já li uma vez uma crónica em que de algum modo se redimia de uma possível ofensa aos professores, talvez aconselhado pelo seu editor-livreiro, uma vez que os professores são naturalmente o público alvo dos seus livros, mas lá por dentro ele não consegue passar sem os ofender cada vez que tem oportunidade... e eu também irei tratá-lo de maneira adequada sempre que puder.


Um comentário:

Miguel Sentieiro disse...

Ah granda escritor! quem escreve assim não é gago, nem tem medo das partes gagas...
Eu cá, vou gaguejando, até no intelecto, que esses Tavares e afins, de tanta trampa que produzem sem conhecimento de causa, conseguiram que eu nem tenha tempo nem vontade de escrever com a tua perícia...