sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ANDAM A BRINCAR COM ISTO!





"Portugal ocupa a penúltima posição..."
"Portugal só tem a Eslovénia atrás na diferença entre..."
"Portugal está em penúltimo na Europa a 27, no que siz respeito ao..."

Se temos a mania triste e despropositada de ligar a rádio e a televisão, para além de lermos os jornais, somos confrontados com um "país da treta", onde quase nada nos indica que estamos no primeiro terço dos países mais desenvolvidos do planeta (coitadinhos dos outros 170 que estão atrás de nós...).
Se é verdade que Portugal se desenvolveu nos últimos 40 anos, somos levados a pensar que isso é a causa natural de uma explosão tecnológica e científica que colocou ao dispôr de uma massa enorme de consumidores um conjunto de meios que lhes facilitou a vida, independentemente de quem governou, governa ou governará, de tal modo que até mesmo em 1975, com mais dificuldades, o Almirante Azevedo fez greve durante um mês e o país nem deu por isso. Concluo apressadamente e sem suporte científico que a sociedade está num estádio de desenvolvimento tal que os governos só atrapalham, até porque naqueles casos e sectores em que os governos deveriam actuar... nada.
Nada será muito para classificarmos algumas luminosas ideias e projectos dos governantes, na medida em que o "caso" da crónica de hoje é o "menos que nada" de quem só tem serradura na cabeça, e perguntam vocês porquê?
Então não viram já o folheto publicitário que encima esta crónica? pois é, uma multidão de organismos, publicos e privados resolveram reeditar o saque dos "Fundos Sociais Europeus", sobre o patrocínio do QREN e ala que se faz tarde, aqui está mais um curso de "Administrativo", com equivalência ao 12º ano de escolaridade, com subsídio mensal no valor do salário mínimo nacional e subsídio de alimentação, desde que o jovem tenha o 9º ano de escolaridade, 18 anos e esteja desempregado. Presumo que este curso possa ser concluído durante 2 ou 3 semestres, com 2 ou 3 horas por dia a partir das 6 da tarde, que os jovens não podem estar 3 anos de volta dos livros como os parvos dos colegas que vão para a escola normal e têm de se esfolar para concluir os 3 anos do secundário com média aceitável para entrar no ensino superior. Depois é fácil, a pretexto de uma igualdade de tratamento, a senhora ministra dirá que são válidos estes 12ºs anos para continuação de estudos, como aconteceu há uns anos com os alunos dos cursos nocturnos a entrar na universidade com melhores médias que os diurnos.
Nas próximas estatísticas teremos a população mais instruída da União Europeia e o Sarkozy até mandará cá a Carla para tirar o 12º ano durante as férias de Verão. Seremos elogiados como o povo do "choque educativo" e iremos por esse mundo transmitir conhecimentos "independentes" e "modernos" (não tem nada a ver com as universidades, claro... mas é sempre bom referir isso porque há sempre uns gajos mal intencionados a ler isto...).
Entretanto, começo a pensar que só alguns atrasados mentais irão mandar os filhos para a escola normal, sabendo que podem mandá-los para estas "escolas" com o salário mínimo nacional garantido e um mestrado no horizonte, se entretanto a União Europeia cair com mais uns fundos do QREN2, 3 ou 4 que possibilitarão formar mais umas levas de ignorantes.
E se os governantes fizessem greve, não seria melhor?

Um comentário:

virginia disse...

Só anseio que a relatividade das coisas e de tudo não te impeçam de nos pôr a pensar! Desde que aprendi que existem 3 verdades... a minha, a do outro e aquela que está mais proxima mas...ainda não é a verdade, entendi que valores absolutos, princípios acima de qualquer dúvida... não existem. Há opiniões e ... ainda bem!